quinta-feira, setembro 1

Professor, o início da extinção

Então não é que o Governo se prepara para restringir a profissão de 'professor' a uma elite de meninos e meninas ricaços!
É que no próximo ano lectivo os professores estagiários vão ter de arcar com todos os custos inerentes à sua profissão e não têm direito a qualquer remuneração. Quer isto dizer que:
- não têm direito a salário
- não têm direito a qualquer bolsa
- têm de pagar propinas
- têm de pagar despesas de alojamento e deslocação (porque um professor estagiário só fica a estagiar na escola da sua residência se tiver uma cunha muito grande)
- o período de estágio deixa de contar como tempo de serviço

Com isto tudo o estado conta arrecadar 50 milhões de euros para estoirar em túneis, Mercedes, combóios de alta velocidade e aeroportos duvidosos.

Mas não desesperem porque estas medidas "não são apenas uma questão de poupança, mas de justiça". Ah, ya, tá-se mesmo a ver que sim.
Dizem eles que "se um arquitecto ou engenheiro não recebe nos estágios, porque é que professores hão-de ser diferentes?"
E eu contraponho com "se um professor recebe nos estágios, porque é que um arquitecto ou engenheiro há-de ser diferente?" Isso sim, é que era justiça!

Sem comentários: