terça-feira, maio 31

Dia Mundial Sem Tabaco

Comemora-se hoje o Dia Mundial Sem Tabaco. Como é que eu digo aqui a duas alminhas no escritório que, pelo menos hoje, podiam ter alguma consideração pelos outros 8 colegas não fumadores e passassem a ir fumar os seus 10-15 cigarros diários para o corredor?
Até já falámos com eles sobre isso e tudo. Mas, se um deles até estaria disposto a fazê-lo, caso toda a gente o fizesse, o outro diz que nem pensar, que a não ser que hajam ordens superiores para tal não levanta o rabinho da cadeira, não arreda pé e vai continuar a contribuir para a destruição dos pulmões dos colegas.
Falta de respeito, é o que é!

segunda-feira, maio 30

Isto está animado

Na semana passada houve por aqui um aniversário e tivemos direito a bolo (um de chocolate, outro de chantilly) e Vinho Moscatel. Hoje foi a comemoração da vitória do Benfica no campeonato. Guardanapos do SLB, mais 2 bolos e champagne.
Ainda estivemos a ver se havia algum adepto do Setúbal disposto a chegar-se à frente para a próxima comemoração mas infelizmente parece que não.

Now listening...

Este fim de semana estive entretido a passar os meus Cd-Singles dos Garbage para mp3. Agora estou para aqui com o meu leitor, de phones nos ouvidos, a vibrar com músicas que já há muito tempo não ouvia.
É que eu comprava todos os singles porque quase sempre havia uma música nova que não estava no álbum, mas depois não tinha paciência para o constante põe e tira dos Cds.
Eu acho que ainda gosto mais desta minha compilação de "lados B" do que dos álbuns em si. E eu sempre gostei mesmo muito de Garbage.
Agora fiquei com o bichinho de ir à net ver quais são os singles que me faltam... Que basicamente serão os deste novo álbum e eventualmente os últimos do anteriror.

domingo, maio 29

Triste sina a minha!


Vitória Setúbal
Imagem por Giovanni.

Ultimamente, sempre que tenho oportunidade de ver um jogo do meu Benfica pela TV, ele nunca ganha! Já nem me lembro há quantos meses isso me acontece.
De qualquer forma, PARABÉNS SETÚBAL, que bem mereceste levar a Taça para casa!

sexta-feira, maio 27

Novamente em forma

É oficial. A minha costela lesionada já me deixa viver uma vida normal. Ontem fui jogar ténis e ela não me disse que se estava a sentir mal e que eu tinha de parar. Ufa, finalmente!

quarta-feira, maio 25

A época circense abriu este ano mais cedo?

Nem toda a gente é coerente no que diz. Porque desconhece do que fala, porque não quer dizer o que sabe ou pura e simplesmente porque tem prazer em enganar os outros. Mas felizmente nem todos são assim. Ainda há por aí muita gente íntegra e que por vezes se dedica a ajudar o próximo. Que se com isso cair algum dinheiro para si melhor mas que se não cair e mesmo assim der para viver tá-se bem.
O que eu não me conformo é com o facto de apenas irem parar pessoas do primeiro tipo à classe política nacional.
Desde que tive idade suficiente para me aperceber da minha existência e do que se passa à volta que noto que o ciclo de entrada de um novo governo é sempre o mesmo. Deixo aqui um pequeno manual para os mais distraídos:
1. Dizer que o governo em funções é mau e ilustrar com exemplos
2. Prometer mundos e fundos e dizer que desta vez é que é e tal
3. Ganhas as eleições, reunir peritos para avaliar o estado real do país
4. Resultado da avalição: afinal a situação ainda está muito pior do que inicialmente se julgava
5. Colocar a cara triste número 35 e admitir que não vamos poder cumprir as promessas porque o anterior governo andou a esconder os valores da real situação do país.
6. a) Aumentar impostos, b) criar novos impostos, c) congelar salários, d) retirar regalias (escolher uma ou várias opções, conforme queira comprar um BMW para si ou 2 Mercedes para a família)

Os pontos 5 e 6 deverão preferencialmente ser apresentados poucas horas depois de uma grande vitória do Benfica, para apanhar perto de 60% da população em euforia e causar o menor impacto possível.

Pronto, já estou preparado! Qual é o primeiro partido que se chega à frente para me contratar?

Esta vai ser uma estreia

Mais um fim de semana, mais um casamento. É verdade, mais um casal amigo que vai oficializar a relação e dar o nó. Coisa simples, só mesmo no civil e com a presença apenas da família mais chegada.
Mas isso não quer dizer que não haja despedidas de solteiro. E desta vez posso garantir desde já que gajas é o que não vão faltar. E porquê? Porque fui convidado para uma despedida de solteirA. Quantos de vocês homens se poderão gabar de ter ido a uma despedida de solteira de uma amiga vossa? Ah pois é...

terça-feira, maio 24

Que queres ser quando fores grande?

O repto lançado pela Nokas deixou-me a pensar naquilo que eu gostaria realmente de fazer na vida.
Acho que como toda a gente, também eu passei por várias fazes. Lembro-me perfeitamente que de início os meus gostos tendiam para padeiro. Vá-se lá saber porquê! Na altura bastou dizerem-me que eu tinha de trabalhar de noite, enquanto todos dormiam, para eu abandonar a ideia. Depois foi a fase do bombeiro. Não me lembro porque é que entretanto desisti disso.
Mas o verdadeiro trauma foi quando tive realmente que tomar uma decisão. Sétimo ano de escolaridade, 12 aninhos. Que queres tu ser quando fores grande? Que porra, lá sabia eu o que queria ser! Queria jogar à bola, brincar à apanhada e ao bate-pé com as meninas e pouco mais interessava.
Por sugestão dos pais lá segui pela área de saúde. Os pais queriam um Senhor Doutor, alguém que tivesse na vida um estatuto que eles não puderam ter. Não os censuro por isso. Na realidade a minha escolha foi mais um adiamento da decisão que uma escolha propriamente dita. Sabia somente que queria fugir a história. E a área de saúde era a que de futuro me dava um leque mais alargado de escolhas.
Comecei as aulas e até estava a achar piada às disciplinas específicas. Mas não mais que isso. Gerou-se o pânico! E se eu na realidade não me interessar por nada? O tempo foi passando e foi quando recebi o meu primeiro computador, um já clássico ZX Spectrum 48K, que quando dei por mim já estava a programar joguinhos na linguagem basic.
E agora? Como é que um rapaz ultra-tímido como eu, explica aos pais babados com as boas notas do filho nas disciplinas de saúde, que queria antes seguir informática? A questão foi mais uma vez adiada na entrada para o nono ano. A minha zona de residência não tinha escolas que leccionassem a área de informática, e a área de saúde permitir-me-ia escolher esse ramo no futuro.
O grito do Ipiranga deu-se na entrada para a Faculdade. É informática e mais nada! Até porque já há muito os meus pais tinham percebido que as minhas notas, não sendo más, não iriam dar para um curso de medicina.
Azar dos azares, as coisas nas provas de entrada (matemática e a famosa prova geral de acesso - PGA) não correram muito bem. Acabei por ir cair num curso de Estatística, cujo primeiro ano era gémeo do de informática. A ideia era pedir transferância ao fim do primeiro ano. Pura ilusão! Andei para ali um ano completamente deslocado e a dizer mal da minha vida. As cadeiras de informática eram uma vergonha - principalmente porque não tinha quaisquer bases do ensino secundário. As de matemática eram ainda piores.
Fim do ano. Pedir transferência de curso com duas cadeiras feitas das 8 do primeiro ano era anedótico.
Deu-se então um rasgo de génio na minha mente. Lixei-me para aquela porra toda, esqueci que aquele ano tinha existido e tentei o reingresso. Comecei tudo de novo. De volta à prova de matemática e à PGA. Resultado? A prova de matemática correu ainda pior! A PGA, por sorte no ano em que contava a melhor de duas provas que podíamos fazer, foi um estalo. Em provas que se queriam de dificuldade idêntica, e acho que eram, tive perto de 30% na primeira e 72% na segunda! No final fiquei com a nota de entrada um pouco mais baixa do que a do ano transacto. Não ia dar, as notas em Informática estavam sempre a aumentar.
Dois ou três dias depois dos resultados de ingresso terem saído lá ia eu pela Cidade Universitária fora, de papéis de inscrição na mão, pronto para me inscrever novamente no curso de Estatística. Pelo sim pelo não fui à Reitoria dar uma olhada nos papéis. Lá estava a minha sina: BI xxxx ....... Euzinho ...... COLOCADO em Informática!
Nem queria acreditar! Foi um dos momentos mais felizes da minha vida. Ainda agora, ao escrever estas linhas, quase que me vêm as lágrimas aos olhos.
O curso correu bem. Não foi excelente, podia ter feito melhor mas mesmo assim estive no Top 10 dos que acabaram nesse ano. Mas demorei mais um ano que o suposto. Menos mal, digo eu.
Até agora tenho trabalhado sempre nessa área. Sinto-me realizado? Bem, mais ou menos. Considero-me um bom profissional dentro do ramo mas continuo a achar que não era bem isto. Que deverá haver por aí outra coisa que seja mais a minha cara.
Se pudesse começar de novo e não olhar a questões salariais, provavelmente tentaria a fotografia. Dizem que até tenho jeito. Eu acho que é um exagero, mas o que é certo é que gosto de fotografar, de preparar sessões, de pensar em locais, ângulos e formas interessantes.
Pode ser que em breve tente um curso de fotografia, a ver se o bichinho se mantém ou se é apenas uma ilusão. Depois o futuro o dirá.

domingo, maio 22

11 anos depois!


SL Benfica
Imagem por Giovanni.

PARABÉNS BENFICA!

quinta-feira, maio 19

Juro que não percebo!

Imaginem uma empresa onde os seus trabalhadores têm qualificações mas não têm muito que fazer. Entretanto aparecem algumas tarefas para executar, tarefas essas que o pessoal da empresa pode muito bem dar conta. No entanto, é contratada uma empresa externa, que sub-contrata uma outra em outsourcing para fazer esse serviço. E o pessoal da empresa continua a não ter quase nada para fazer.
É assim que me sinto hoje.

terça-feira, maio 17

Missão cumprida!


Cavalo Dala Domado
Imagem por Anabela.

Pensavam que o cavalo se ia ficar a rir de mim não? Na na na... foi domado e bem domado. Mas primeiro tive de tirar a mochila.

E foi assim...


Cavalo Dala
Imagem por Anabela.

... que eu, pensando que ainda sou um puto de 14 anos, vim de Estocolmo com as minhas costelas lixadas. Basicamente entalei a fivela da mochila entre mim e o cavalo... de madeira. Passados quase 15 dias já estão a melhorar, mas ainda não posso movimentar-me muito bruscamente.

Sinto-me confuso

Segundo notícia do Expresso, alguns manuais escolares elaborados segundo as novas orientações dos Ministérios da Educação e da Saúde, contêm exercícios que propõem a crianças de 10-11 anos colorir as "partes do corpo que gostam que sejam tocadas". Sou eu que sou muito depravado ou isto está mesmo um bocado fora do contexto do que se quer que seja a Educação Sexual nas escolas?

segunda-feira, maio 16

Levas uma sova não tarda!


Olha olha, o raio do puto! Então não querem lá ver?

Veio daqui através da Gotinha.

domingo, maio 15

O Casamento


Os Noivos
Imagem por Giovanni.

Correu muito bem, foi muito lindo, os Noivos estavam muito felizes e espero que assim continuem pela vida toda porque bem o merecem.
Fiquem sempre assim, apaixonados, e boa Lua de Mel.

sexta-feira, maio 13

10h38

Bonitas horas para se chegar ao emprego hoje! Só tenho a dizer que a despedida de solteiro de ontem acabou por dar uma volta de 180º e à última hora a tradição confirmou-se.

quinta-feira, maio 12

A tradição já não é o que era

Este sábado um casal amigo meu vai dar o nó. Hoje é a despedida de solteiro do moço. Só tenho uma coisa a dizer: parece que não vão haver gajas! Mas que raio, qual é a diferença entre uma despedida de solteiro sem gajas e um casual jantar de amigos?
Na verdade, depois de ter ficado a saber que na despedida de solteira dela não houve gajos eu já devia estar à espera de uma coisa destas.
Mas ficam já a saber que se eu alguma vez tiver uma despedida de solteiro, quero pelo menos uma gaja a dançar à minha frente ok?

quarta-feira, maio 11

É a isto que eu chamo um parque


Skansen
Imagem por Giovanni.

Com um anfiteatro para espectáculos, uma quintinha com animais domésticos, um mini-zoo com autênticas suites para os animais, casa típicas, uma vista magnífica sobre a cidade e muito mas mesmo muito verde a toda a volta.
Tudo isto a 5 minutos de autocarro do centro da cidade. Em Estocolmo, pois claro!

Deus é grande!

Mais uma vez o 13 de Maio vai ficar manchado com a morte, desta vez por atropelamento, de um peregrino que se deslocava calmamente a Fátima. E todos os anos é a mesma coisa.
Recomenda-se o uso de coletes retro-reflectores a todos os peregrinos. Sim porque, já não há milagres... nem mesmo em Fátima pelos vistos.

terça-feira, maio 10

Já entrámos na 'silly season'?

Pode-se dizer que sou meio viciado em cinema. Tento andar sempre a par das novidades, concorro a passatempos na esperança de ganhar convites para antestreias (e tenho alguma sorte nisso confesso), sou um comprador quase compulsivo de DVDs, etc etc.
Pois bem, estava eu hoje para aqui numa pausa e dei comigo a pensar que já há muito tempo que não vou a uma sala de cinema. O 'muito tempo' para mim é quase 3 semanas entenda-se. A última vez que vi um filme penso que foi a antestreia do 'A Intérprete', por isso não foi assim há tanto tempo.
De qualquer forma bateram-me umas saudades de fazer uma visita a uma sala de cinema. E toca de ir ver o que por aí anda em cartaz. E não é que não vi nada me que chame a atenção? Minto, ainda fui investigar o 'Reino dos Céus'. Mas quase 2h30 de filme épico-pipoca americano não obrigado.
Ou seja, não há nenhum filme que eu queira verdadeiramente ir ver. Que seca!

Memórias de férias


Sergels Torg
Imagem por Giovanni.

Esta foi provavelmente uma das praças por onde mais passámos. Basicamente porque ficámos 2 em cada Hotel e esta zona (a da estação T-Centralen) servia de ponto de encontro ao início do dia.
Um dia resolvemos passar por lá de noite, para ver a torre iluminada. Uma dose extra de roupa, gorro vestido e lá estávamos nós preparados para um passeio nocturno por Estocolmo. Uma das coisas que reparámos logo foi a constante sensação de segurança, mesmo quando andávamos por zonas mais isoladas. E de facto nós percorríamos quilómetros a pé todos os dias. Aliás, fica já um aviso à navegação: férias citadinas comigo é para andar de um lado para o outro e tentar ver o mais possível. Mas sempre sem stress, senão não são férias.

Regresso às aulas

Ontem foi dia de regressar às aulas de italiano. Com o feriado do 25 de Abril e as férias, já há 3 semanas que não tinha aulas. A realidade é que estamos todos a entrar em pânico. Faltam apenas mais 3 aulas até ao teste e a situação da grande maioria do pessoal não está nada famosa. A matéria continua a crescer, o tempo dedicado ao estudo não é lá grande coisa e, a não ser que façamos um esforço extra durante estas últimas semanas, prevê-se que a nota final não seja lá muito animadora.
Já se houve dizer em sussurro que aquela língua girinha do início das aulas se está a tornar num monstro. Até houve uma colega que me confessou ontem que se soubesse no que se ía meter tinha antes investido num seguro de saúde.
Eu pela parte que me toca continuo entusiasmado. O que não quer dizer que esteja confiante. Tivesse eu alguém com quem praticar e a coisa provavelmente já cantava melhor.

domingo, maio 8

Você sabia que (2)...

...no metro de Estocolmo não se formam filas para entrar ou sair junto das portas de acesso pelo simples facto de que:
- os bilhetes à entrada são sempre lidos à primeira
- não é necessário esperar que a porta feche completamente para o passageiro seguinte poder validar o seu bilhete
- à saída as portas abrem sempre que os sensores detectam movimento, sem que seja necessário passar qualquer título de transporte
- não há ninguém a levar violentamente com portas no corpo
Bem, isto é lá e em qualquer outro local que eu me lembre de já ter passado. Excepto no Metropolitano de Lisboa, pois claro!

Você sabia que...

...do aeroporto de Arlanda para a cidade de Estocolmo existe um comboio chamado Arlanda Express que "voa baixinho" a mais 200Km/h? E que temos direito a um bilhete grátis para uma nova viagem caso se verifique um atraso de dois minutos aos habituais 20 que dura o trajecto? E que o preço de dois bilhetes ao fim de semana tem um desconto de quase 50% relativamente ao preço normal semanal? Ah pois é...

Isto agora vai ser um pouco difícil

Depois de uma semana inteirinha no primeiro mundo, está a ser um bocado complicado de digerir a volta para este cantinho à beira mar plantado. Como explicar ao meu cérebro já meio viciado em gente civilizada que já acabou o ar despoluído, as pessoas hiper-simpáticas, as loiras de olhos azuis e carinha de boneca e que agora é mais gente antipática nas estradas, buracos por todo o lado, tricas no futebol e na política, carros estacionados em cima do passeio e tudo o que nos coloca muito mas muito abaixo do que eu vi por terras de Estocolmo.
Pronto, nós temos a nosso favor o Sol, as temperaturas amenas e os dias não muito grandes nem muito pequenos durante todo o ano. Mas eles têm o resto. Tudo o resto. É obra!
Só para terem uma ideia acho que não houve um único dia em que não nos tivessem oferecido alguma coisa de mão beijada. Seja uma salada ou uma entrada com a refeição, sejam as águas ou os sumos, até um ingresso num museu porque chegámos lá apenas a meia hora do fecho e a senhora achou que já não íamos conseguir ver tudo em condições. A solução tuga seria "volte amanhã ou vá por sua conta e risco". Solução sueca? Entre gratuitamente porque já tem pouco tempo.