quinta-feira, julho 14

Ainda as obras

Eu ando regularmente por Lisboa desde que iniciei os estudos na Universidade, decorria o ano de 1990. Até essa altura as minhas viagens à capital eram raras e resumiam-se a aventos muitos especiais como por exemplo... ir ao cinema ao São Jorge ou às Amoreiras. Ya, nessas alturas esses eram os momentos altos da vida de um estudante do na altura chamado ensino secundário nos subúrbios de Lisboa.
E já nessa altura a capital tinha mau aspecto. Obras a mais, especialmente nas zonas turísticas. Na altura eu, ingénuo, dava comigo a pensar "finalmente o pessoal abriu a pestana e começou a arranjar a cidade para os turistas. Daqui a uns anitos isto vai estar um brinco". Mas não. Já passaram mais de 20 anos e as obras não só não pararam como cada vez são mais. No Chiado por exemplo quase não há rua que não tenha o passeio levantado, um edifício tapado, um buraco na estrada. Eu tenho ideia que se alguém aterrar num ponto completamente aleatório de Lisboa, basta ir até ao cruzamento mais próximo para descobrir uma obra algures.
E agora com o túnel do Marquês é o "major caos" naquela zona. Hoje por exemplo passei por lá na ida para o almoço e na volta, apenas 1h mais tarde, o local de passagem para peões já estava drasticamente alterado.
Para cúmulo soube há poucos dias que o Presidente da Câmara já estava a pensar abrir mais buracos para um novo túnel, desta vez no Saldanha. Ó bacano, Lisboa não é nenhum estaleiro ao ar livre! Deixa acabar o que está a ser feito e depois essa nisso ok?

Sem comentários: