quarta-feira, julho 27

Relato de férias - Hanover


Hannover. Imagem por Giovanni.

"Ladies and Gentleman on platform X, welcome to Expo-City Hannover".
E é assim que o pessoal é recebido quando sai do comboio na estação de Hanover, em alusão à Expo 2000, que decorreu ali. Tenho a dizer que esta é a única estação por onde passei que tem direito a audio traduzido para Inglês. Tudo o que é dito quer dentro do comboio quer nos altifalantes da estação e feito em bilingue. Isto é tudo muito bonito e muito simpático da parte deles mas tendo em conta que a estação tem uma 14 linhas e estão constantemente a chegar e a partir comboios a coisa torna-se um bocado irritante!
Esta foi também a visita menos boa de todas. Até porque foi o único local onde eu tive de parar a meio para esperar que a chuva passasse. E confesso que por momentos me senti um pouco deprimido ali sozinho debaixo da árvore com chuva toda à minha volta. Talvez o facto de me terem vindo à cabeça bons momentos vividos em situações semelhantes mas que já são passado e não voltam mais tenha ajudado à festa. Mas o que lá vai lá vai e foi depressão de pouca duração.
Arrisco dizer que o ponto central da cidade para o turista é a zona das compras. Imaginem a Rua Augusta em Lisboa multiplicada por 10. Há de tudo, bom e barato, bom e caro e provavelmente também coisas menos boas. Artigos em conta: roupa, sapatos e artigos de fotografia.
Tirando esta zona, as atracções estão muito dispersas pela cidade e custa um bocado andar quase meia hora numa direcção para depois se descobrir que a coisa até nem é assim tão interessante como isso ou pior, está fechada!
Salva-se no meio disto tudo a Rathaus (Câmara Municipal), que permite que se suba ao topo da sua torre, através de uma elevador que fica com 15 graus de inclinação a meio do percurso. De lá de cima consegue-se ver quase toda a cidade e sai-se de lá com a nítida sensação de que se viu tudo o que havia para ver.
Mas para subir houve lugar a uma espera de 30 minutos na fila, porque só cabem 5 pessoas de cada vez no elevador.

Sem comentários: