quinta-feira, julho 21

Estudar longe, sim ou não

Terminaram as minhas curtas férias em Braunschweig. E que bom que foi passar estes dias fora de casa e reviver de novo a sensação de viver por uns dias numa casa alugada no estrangeiro.
Vim de lá a pensar que só me teria feito bem ter feito o mesmo nos meus tempos de estudante. O facto de ter estudado sempre relativamente perto de casa fez com que nunca tivesse tido necessidade de alugar casa. Isso só levou a que a minha independência e capacidade de desenrascanso tivessem sido sempre mais limitadas que as dos meus colegas deslocados. Acho que só faz bem aos estudantes passarem uns tempos assim, fora de casa dos pais. É verdade que são cometidos muito mais excessos, que os pais nem nunca irão imaginar, mas não faz isso parte da evolução de cada um? Desde que a pessoa seja responsável nas atitudes que toma, acho que só tem a ganhar com isso. Se alguma vez vier a ter a sorte de ser pai vou tentar não me esquecer do que vou escrever aqui agora. Se um filho meu tiver vontade ir estudar uns tempos para fora vou dar-lhe todo o apoio para que consiga atingir esse objectivo.

Sem comentários: